Em março deste ano, portal de notícias de Canoas, cidade onde se localiza a matriz da rede de farmácias Mais Econômica, publicou matéria expondo as dificuldades financeiras da empresa. Em várias unidades, trabalhadores estão há meses sem receber salários e com os depósitos do Fundo de Garantia atrasados. Uma destas unidades é a de Ijuí.

 

Segundo o site, as dificuldades nas finanças atingem lojas de todo o Estado, indicando eventual falência da rede nas cidades gaúchas. Os medicamentos estariam em falta devido ao atraso no pagamento de fornecedores e os trabalhadores, além de estarem sem receber salários, sofrem pressões e humilhações dos clientes em virtude da falta de produtos nas prateleiras. Em Ijuí houve caso inclusive, de agressão física.

 

Diante deste cenário, os trabalhadores da unidade de Ijuí fecharam a loja na manhã desta quarta-feira (12). Há cerca de dois meses já haviam procurado a direção do Sindicato para negociarem com a empresa e sem um encaminhamento satisfatório, buscam agora, na justiça, a rescisão indireta do contrato de trabalho e liberação da carteira de trabalho.

 

"Viemos acompanhar o fechamento da loja e garantir aos comerciários nosso total apoio em sua decisão. É uma questão de direito e nosso departamento jurídico está acompanhando o caso de perto, além das negociações que estamos realizando com matriz da empresa, via federação, para buscarmos o pagamento dos salários atrasados", disse Ari José Bauer, presidente do SindiComerciários.

 

Até uma decisão da empresa sobre a filial de Ijuí, a loja permanecerá fechada.