O SindiComerciários de Ijuí completa nesta semana 80 anos de atuação. Fundado em 22 de julho de 1937, é uma das entidades sindicais mais antigas e mais atuantes do noroeste do estado. “O comércio é um importante ramo de atividade laboral e uma categoria econômica fundamental em nossa região. Considerando isso, a atuação do SindiComerciários nestes 80 anos confunde-se com o desenvolvimento local e da região, e os comerciários e comerciárias são parte integrante da geração de riqueza e renda para os nossos municípios”, avalia Ari José Bauer, Presidente da entidade.
A Direção do Sindicato prepara o tradicional jantar de comemoração à data de fundação, junto com os festejos relativos ao 30 de outubro, dia do comerciário. “Queremos marcar esta data e o dia do comerciário com um evento de integração e confraternização da categoria, mas também com um ato de ampliação da nossa luta e da nossa representatividade, em um momento em que a atuação das entidades sindicais encontra-se sob ataque de forças econômicas e políticas que buscam enfraquecer o mundo do trabalho, para ampliarem os lucros dos patrões e das grandes corporações as custas dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Ari Bauer, referindo-se a recente aprovação da reforma trabalhista.
Esta é também a avaliação de Rosane Simon, Diretora e ex-presidente da entidade. “Todo este processo de retirada de direitos e de retrocessos realizado pelo governo Temer busca enfraquecer nossa luta. O SindiComerciários de Ijuí sempre foi atuante e classista, defendendo as lutas e conquistas da nossa categoria e dos trabalhadores e trabalhadoras em geral, num contexto desigual e desproporcional entre o mundo do trabalho e o capital”, afirmou.
Para ela, assim que os empresários forem aplicando as novas regras que praticamente extinguiram a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os trabalhadores e trabalhadoras vão retomar com muito mais força a luta Sindical, na medida em que é no Sindicato que historicamente se dá a defesa e a conquista de direitos pelos trabalhadores. “O papel que os Sindicatos representam é insubstituível para os trabalhadores. É no Sindicato que a união da categoria gera a força que se traduz em possibilidade de conquistas e de defesa de direitos diante do poder econômico de que dispõem as empresas e entidades patronais”.
Além de sua atuação na representação de classe, o SindiComerciários de Ijuí oferece uma série de benefícios aos seus associados e colocou a disposição da categoria uma nova sede campestre, no Distrito de Santana, que segue sendo ampliada. A sede, entregue em 2016, está mais próxima a cidade em relação ao antigo espaço, com uma área de lazer maior, piscina, vestiários, quiosques, banheiros e churrasqueiras.
Neste ano será entregue o ginásio de esportes, e a ampliação deste espaço, prevê ainda um salão de festas e área para acampamento. “A caminhada e a atuação do SindiComerciários de Ijuí é representativa e as conquistas da categoria comerciária nestes 80 anos são marcantes. Queremos contar com o apoio dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio para que possamos continuar crescendo e com isso, ampliar ainda mais conquistas que tragam mais qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras”, concluiu Ari Bauer.