1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

Por que se comemora o dia 1º de maio? O dia 1º de maio é considerado o dia do trabalhador em diversas nações do mundo. A data é referente a manifestações ocorridas em Chicago no ano de 1886, em que movimentos trabalhistas reivindicavam melhorias nas condições de trabalho nas fábricas.

A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, a luta contra a precarização do trabalho após a Revolução industrial, sendo que esta reunião/greve mobilizou mais de 340 mil trabalhadores por todo os Estados Unidos. Manifestantes foram mortos em conflito com a polícia o que gerou revolta nos trabalhadores e deu início a um confronto entre eles. Com essa manifestação os operários conquistaram 20% no aumento dos salários, direito de associação e a não demissão dos empregados envolvidos na greve.

De lá pra cá  os movimentos trabalhistas continuam representando de forma coletiva os trabalhadores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, negociar salários e benefícios e lutar por direitos laborais.

Um trabalhador valorizado e com condições dignas de trabalho contribui para um país mais justo e desenvolvido. É fundamental que as autoridades e a sociedade em geral reconheçam a importância dos trabalhadores e se unam em prol de suas causas.