O SindiComerciários de Ijuí abre na próxima semana nova turma para curso de formação sindical. O curso é uma promoção do SindiComerciários, com apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e teve como ponto de partida a formação realizada pela CTB e pelo CES em janeiro, no curso de formação de formadores.

 

“Enviamos um representante do nosso Sindicato ao curso de formação de formadores, realizado em São Paulo em janeiro e os conhecimentos que foram adquiridos lá foram fundamentais para investirmos em replicar este debate aqui. Nas duas turmas que já formamos, percebemos que há um ótimo aproveitamento do debate”, afirma Rosane Simon, coordenadora da regional noroeste da CTB/RS.

 

Duas turmas e cerca de 60 trabalhadores e trabalhadoras já foram formadas pelo programa, uma de comerciários e uma em parceria com o Sindicado dos Professores Municipais de Ijuí. O curso tem 3 módulos, com duração de cerca de 3 horas cada. Os temas eixo são a “Centralidade do Trabalho” (como surgiu o trabalho; a evolução do trabalho na história; trabalho, atividade fundamental; educação e trabalho; divisão social do trabalho; negatividade no trabalho), a “Conjuntura Política e Econômica” (aspectos sociais e econômicos sobre as manifestações públicas no país; ascensão social da classe média; a luta dos trabalhadores; o combate a corrupção; a financeirização da economia) e o “Sindicalismo” (desafios do Movimento Sindical; os trabalhadores no Brasil; cenários da luta classista; correlação de forças no Congresso Nacional e suas bancadas representativas; as reformas).

 

Não há limite de vagas. O curso é dirigido a trabalhadores e trabalhadoras de qualquer categoria, estudantes do ensino médio e universitários. As inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do Sindicato ou pelo telefone (55 3332 8444). As aulas serão ministradas nas quintas-feiras dias 29 de junho e 6 e 13 de julho, sempre as 19:00 horas, no auditório do SindiComerciários. O curso é certificado pela secretaria de formação da CTB/RS.

 

“Estamos investindo em dar amplitude na formação, abrindo vagas para a comunidade e para trabalhadores e trabalhadoras de outras categorias. É um trabalho de base necessário neste momento em que a democracia e os direitos garantidos pela CLT estão ameaçados”, conclui Ari José Bauer, presidente do SindiComerciários.