Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Santo Ângelo, com apoio da CTB, ocorreu na tarde desta terça-feira (24), mais uma etapa de debate sobre a reforma trabalhista com a juíza do trabalho do TRT4, Valdete Souto Severo. A magistrada tem corajosamente mantido uma posição aguerrida em favor do direito dos trabalhadores e em defesa do direito do trabalho. “No fundo, o objetivo principal desta reforma é acabar com a justiça do trabalho e com o direito do trabalho. No entanto, nas atividades que estamos realizando, conversando com diversos setores, observo uma reação contrária a esta reforma, o que nos dá esperança em reverter este quadro”.

 

O debate reuniu advogados, sindicalistas, trabalhadores e trabalhadores de toda a região e aproveitando a presença dos representantes das entidades, realizou-se reunião entre sindicatos ligados a CTB/RS,que serviu para definir a coordenação da regional noroeste da central. Eremi Melo, secretária geral da CTB e Paulo Pacheco coordenaram o processo de escolha dos representantes regionais. Eremi ressaltou a importância da atuação das regionais no estado. “Desempenham um papel importante de dialogar diretamente com a base, pois estão próximas da realidade dos trabalhadores em suas bases. São um instrumento da organização e da luta sindical”.

 

Compõem a regional noroeste os SindiComerciários de Cruz Alta, Ibirubá, Ijuí, Palmeira das Missões, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Três Passos, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Santo Ângelo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santo Ângelo.

 

Rosane Simon (SindiComerciários Ijuí) assumirá e coordenação geral. Cristian Fontella (SindiComerciários Santo Ângelo) será o secretário geral. Nas demais secretarias estarão Alex Durães Barbosa (Alimentação Santo Ângelo) – finanças, Vera Stefania da Silva (SindiComerciários Ibirubá) - políticas para as mulheres, Renilda Ribeiro (Alimentação Santo Ângelo) – formação sindical, Agnaldo Barcelos da Silva (Rurais de Santo Antônio das Missões) – saúde do trabalhador, Flávio de Ávila Severo (Alimentação Santo Ângelo) – juventude e Américo Fabrício Pereira (SindiComerciários São Luiz Gonzaga) - movimentos sociais.

 

Da direita: Rosane Simon, Vera Stefania da Silva, Paulo Pacheco, Renilda Ribeiro, Alex Durães Barbosa, Cristian Fontella, Eremi Melo e Flávio de Ávila Severo

 

A coordenação eleita trabalha com duas agendas imediatas. No próximo dia 10 de novembro, véspera da entrada em vigor da reforma trabalhista, data na qual as centrais sindicais preparam mobilizações em todo o país e no dia 14 de novembro, quando ocorrerá o Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras Urbana e Rurais da CTB em Porto Alegre.

 

Rosane Simon disse que assume a coordenação regional com o espírito de luta renovado. “O debate com a Drª Valdete Souto nos coloca em uma posição muito lúcida em relação ao momento de ataque aos direitos da classe trabalhadora. Nós que atuamos no movimento sindical temos que resistir e nos reorganizar para enfrentar a onda de precarização no mundo do trabalho. Neste sentido a constituição da coordenação da nossa regional é uma tarefa que dialoga com este momento e com as necessidades da nossa luta”.