Na noite do último sábado (28), comemorou-se o dia do comerciário e da comerciária, festejado em 30 de outubro, e os 80 anos do SindiComerciários de Ijuí, realizados em 22 de julho. Um jantar baile no CTG Clube Farroupilha, promovido pela entidade, marcou a data e teve a participação de mais de 500 pessoas entre trabalhadores do comércio, familiares e representantes de entidades. Antes do jantar, um ato com a participação de autoridades e convidados relatou a trajetória deste Sindicato e expressou o momento que vive a classe trabalhadora, diante dos retrocessos sociais e democráticos promovidos pelo atual governo.

 

Rosane Simon, ex-presidenta e diretora da entidade, realizou o protocolo, compondo a mesa com o presidente do SindiComerciários, Ari José Bauer; o vice-presidente da Fecosul e presidente do SindiComerciários de Santa Maria, Rogério dos Reis; Terezinha Castoldi, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); vereador Junior Carlos Piaia; a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Ijuí, Anelise François Kuntz e homenageando todos os ex-presidentes da entidade, Guilherme Persich. Rosane iniciou o ato com uma mensagem em vídeo do presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, parabenizando os trabalhadores do comércio pelo seu dia. Em seguida fez um breve relato histórico da trajetória de atuação do SindiComerciários nestes 80 anos de atuação.

 

Anelise, Rosene, Ari, Rogério, Piaia e Terezinha formaram a mesa do ato

 

Em sua manifestação, Rogério dos Reis parabenizou a entidade pela sua trajetória e os trabalhadores pelo seu dia. Também expressou a necessidade de uma grande reflexão da categoria em relação as reformas promovidas pelo governo, que trazem prejuízo aos trabalhadores. “Há um esforço muito grande dos sindicatos para barrar estes retrocessos, ao mesmo tempo em que precisamos fortalecer as entidades Sindicais para ampliar a resistência. Sozinhos não teremos força. É juntos que vamos fazer este enfrentamento e ampliar as nossas conquistas”.

 

O vereador Junior Carlos Piaia, representando a Câmara de Vereadores de Ijuí, exaltou os 80 anos da entidade, “construídos com o esforço e o trabalho de muitas pessoas”. Lembrando que no próximo dia 11 de novembro entra em vigor a reforma trabalhista, comentou que “o momento de festa traz junto muita preocupação em relação ao futuro da classe trabalhadora, com este processo de intensa precarização das relações de trabalho”. Lembrou que as conquistas do Sindicato e da classe trabalhadora em geral não vieram sem luta. “Todos os direitos e conquistas dos trabalhadores não vieram de graça, mas com luta e com resistência. Este é o nosso papel e estaremos junto com os trabalhadores nesta tarefa”.

 

28 de outubro era dia também dos servidores públicos. A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos de Ijuí, representando as demais categorias de trabalhadores de Ijuí, expressou seus cumprimentos ao SindiComerciários e aos servidores municipais presentes. “Hoje é com muito orgulho que vocês completam 80 anos e eu me pergunto: quem diria que 8 décadas depois nos estaríamos aqui lutando novamente contra retrocessos na legislação trabalhista?”

 

O presidente da entidade, Ari José Bauer, expressou sua alegria pela data e lembrou do esforço e do trabalho de todas as direções que desde a fundação da entidade, contribuíram para que o SindiComerciários de Ijuí chegasse as 80 anos. “Muito foi realizado e conquistado antes de nós, com muita luta de muitas pessoas e hoje nós estamos enfrentando um novo momento da luta em que os sindicatos precisam se fortalecer e este fortalecimento virá somente com a participação da categoria, associando-se a entidade e contribuindo com esta luta. Quero agradecer a todos vocês, esta festa é merecida”, disse, concluindo o ato.

 

O momento seguiu em confraternização com o jantar, sorteio de prêmios entre os trabalhadores e o baile, que se estendeu até a madrugada.

 

Mais de 500 pessoas confratenizaram no CTG Clube Farroupilha

 

Os ganhadores dos prêmios